Comentários (Walrus)

http://stoa.usp.br/walrus/weblog/48781.html

abril 28, 2009

default user icon
Postado por Walrus

[Em reposta ao artigo postado pela Equipe Stoa]

Quer dizer então que um artigo contendo apenas uma piada de primeiro de abril, sem nada ilegal, em tom satírico pode gerar um problema tão grande que necessite um esclarecimento por parte dos administradores do Stoa?

Aliás o que aconteceu com a conta do usuário Tom (http://stoa.usp.br/tom)? Eu sei a resposta e isso me deixa realmente indignado.

Como coordenador do Projeto Stoa peço também desculpas por ter avaliado mal as repercussões do texto e do fato a notícia falsa ficou publicado após o dia 1 de abril.

Não acho que alguém tenha que pedir desculpas por uma piada de primeiro de abril. Aliás, desculpas para quem? Quem foi prejudicado? Qual problema isso gerou?

Faremos de tudo para evitar acontecimentos do gênero no futuro.

Como impedir que eventos como esse se repitam? A probabilidade de um artigo gerado por um usuário do Stoa incomodar algum idiota é diferente de zero. Lembrem-se que a situacão atual deixou claro que utilizar o bom-senso apenas para esse tipo de filtragem não funciona. Sim, porque é o bom-senso que me diz que uma piada de primeiro de abril do tipo que existiu no post do usuário citado não afetaria a ninguém. Será que os incomodados pelo artigo realmente não tem nada mais importante para se preocuparem?

E agora, existirá um sistema de aprovação antes da publicação de um post pela equipe do Stoa? Reformularão os termos de uso do Stoa (de forma que nem imagino como), para justificarem  o retirada da conta de um usuário quando este escrever algo que incomode à alguém, particularmente alguém com um cargo político?

Lembro-me agora que já vi outros professores reclamarem enfaticamente sobre bobagens científicas escritas em blogs do Stoa. Por quê até agora as contas de quem escreveu tais bobagens não foram removidas?

Acreditamos que o Projeto Stoa é uma experiência inovadora de valor para a Universidade.

Se esse projeto é um experiência da Universidade, onde esperava-se obter algum resultado positivo, o caso acima me diz uma coisa: a experiência foi um fracasso.

Parabéns por todo esforço da equipe do Stoa, não acho que a culpa foi de vocês no fracasso do projeto. O ponto é que infelizmente nem sempre são pessoas inteligentes e razoáveis que oculpam cargos políticos importantes na Universidade de São Paulo. Aliás, muito pelo contrário, pessoas inteligentes são a excessão, como meus dez anos de USP já me deixaram claro.

Esperamos que os erros e acertos na implementação destas novas tecnologias não prejudiquem os usos legítimos da plataforma que acreditamos ser de grande valor para a instituição.

Vou ser sincero, a primeira coisa que pensei ao saber do caso do post de primeiro de abril foi que isso não devia ser muito divulgado. Que um barulho sobre o caso poderia ser prejudicial ao projeto Stoa, podendo até implicar que o mesmo fosse finalizado. Mas não vou me calar mais sobre o caso. Ficar calado implicaria que os métodos utilizados para o silenciamento estão funcionando.

Silenciar implica aceitar que os políticos da Universidade de São Paulo podem sim escolher arbitrariamente o que pode ou não ser escrito em qualquer página sob o domínio usp. Isso é inaceitável, de qualquer forma que eu pense no assunto.

Vamos deixar claro o ocorrido então e espero que todos que lerem isso pensem bem sobre o que acabaram de ler, não é uma piada, não é um exagero, é exatamento o que aconteceu:

A Reitora se incomodou com o artigo de primeiro de abril e conseguiu que a conta do usuário fosse removida do sistema Stoa.

Era isso que deveria ter sido colocado pela equipe do Stoa, essa deveria ter sido a postura adotada ao meu ver. Se isso vai gerar o fim do projeto, que seja, melhor assim, pelo menos até que o projeto possa renascer em um ambiente onde situações como essa sejam intoleráveis. O fato é que se calar e curvar-se diante da vontade da Reitora só ajuda em fazer com que um ambiente como o atual perdure, sabe-se lá até quando.

E cada vez mais acredito no que já escutei diversas vezes: é um problema de geração que só vai ser resolvido quando boa parte da geração passada morrer.

[pequeno adendo]

Quanto ao meu último parágrafo. Não quero generalizar, tive o prazer de conhecer alguns excelentes professores na USP que são de tal geração, mas que infelizmente não tinham tempo, vontade e masoquismo suficiente para se envolverem com o mundo sujo da política universitária.

[/pequeno adendo]

PS: Engraçado, é a primeira vez que escrevo algo no Stoa e me questiono: será que vão remover minha conta por isso? De qualquer forma, não pretendo escrever nunca mais neste espaço. Após copiar uma e outra coisa que deixei aqui vou pedir o encerramento da minha conta (se isso já não tiver sido feito, claro).

Palavras-chave: absurdocensurafracasso, GFY reitora!, reitorastoa, triste

Postado por Walrus 10 usuários votaram. 10 votos OK!Votar


Comentários

  1. Henrique Fleming escreveu:A administração da USP tem todo o direito de admitir ou demitir membros da equipe técnico-adminstrativa do Stoa, mas não posso aceitar que tenha o direito de selecionar quem, dentre os possuidores de um número USP, pode ou  não pode ter nele uma conta.

    Em protesto ao acontecido solicito o cancelamento de minha conta.

    Henrique FlemingHenrique Fleming ‒ terça, 28 abril 2009, 20:11 BRT # Link |

  2. Francisco escreveu:Eu estava prestes a escrever sobre o assunto,mas você disse tudo!

    Assino embaixo (ei, será que vão apagar a minha conta também por isso?)

    Francisco de AssisFrancisco ‒ terça, 28 abril 2009, 20:12 BRT # Link |

  3. Fabiana Rodrigues Arantes escreveu:Só acho que o Walrus deveria esperar um pouco pra cancelar a sua conta, se não esse post não vai ter tempo de repercutir em toda sua glória!:p

    Fabiana Rodrigues ArantesFabiana Rodrigues Arantes ‒ terça, 28 abril 2009, 20:25 BRT # Link |

  4. Vitor Eiji Justus Sakaguti escreveu:Bom, eu acho que é isso aí mesmo, tem que sair apagando as contas do povo que escreve coisa incômoda na internet. Viva o totalitarismo!!!

    Vitor Eiji Justus SakagutiVitor Eiji Justus Sakaguti ‒ terça, 28 abril 2009, 20:34 BRT # Link |

  5. Walrus escreveu:Sabe o que me deixa mais indignado: é que plagiar artigos científicos como fez o diretor atual do Instituto de Física, Alejandro Szanto de Toledo, não implica em nada:

    Após mais de um ano, as investigações sobre o grupo de físicos da USP (Universidade de São Paulo) acusado de plagiar diversos artigos científicos foram encerradas. A comissão de sindicância que apurou o caso finalizou em abril um relatório feito a pedido da Reitoria da USP, mas a reitora Suely Vilela se nega a divulgar o conteúdo do documento.

    [Fonte: “USP engaveta investigação sobre plágio” Folha Online]

    WalrusWalrus ‒ terça, 28 abril 2009, 20:38 BRT # Link |

  6. Francisco escreveu:A impunidade na Universidade sempre me deixou indignado, agora punir quem não faz nada é o cúmulo. O próprio conceito de universidade  está sendo contradito aqui (parece que eu peguei pesado nesse comentário, mas não se você levar em conta que o ambiente universitario DEVERIA dar liberdade de informacao e idéias…)

    Francisco de AssisFrancisco ‒ terça, 28 abril 2009, 20:52 BRT # Link |

  7. Alexandre Hannud Abdo escreveu:Ni!

    Lembrei que há muito tempo escrevi um post criticando questões técncas do Stoa com o título “Stoa: sem espaço para minhas idéias“.

    Devia ter salvado o slogan para este momento. 😛

    Estava em franca campanha para trazer dois grupos de pesquisa que participo para o Stoa. Estava até usando a Wiki para divulgar abertamente anotações de minha pesquisa científica.

    Não darei mais um passo até que isso se esclareça e, francamente, que se restaure a conta do Tom.

    Seria de bom tom um pedido de desculpas também, do nível da “cadeia de comando” responsável, que até onde entendi foi o mais alto, por este atentado ao código de ética da universidade, que nos exige em seu artigo terceiro a não submissão a pressões políticas e em seu artigo quarto garante-nos o livre intercâmbio de idéias e opiniões.

    O mais irônico de tudo é que a única razão conhecida pra alguém incomodar-se com uma mentira de primeiro de abril… é se não for tão mentira assim.

    Abs,

    abdo

    ~~

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo ‒ terça, 28 abril 2009, 20:59 BRT # Link |

  8. Francisco escreveu:Abdo com sua permissão, o slogan será adota como minha assinatura agora.

    (e também pensei a mesma coisa sobre o texto de 1 de abril, está muito “dedo na ferida”)

    Stoa: sem espaço para minhas idéias“.

    Francisco de AssisFrancisco ‒ terça, 28 abril 2009, 21:03 BRT # Link |

  9. Tom – SEM espaço para minha idéias escreveu:Tom falando sobre Stoa na reitoria, no workshop sobre 75 anos da USP

    Clique nos links abaixos para os seguintes trechos do vídeo:

    default user iconTom – SEM espaço para minha idéias ‒ terça, 28 abril 2009, 21:19 BRT# Link |

  10. Tom – SEM espaço para minha idéias escreveu:Ops, errei o erro da fala do professor Glaucius Oliva. Corrigindo:

    http://video.google.com/videoplay?docid=-679244948619725590&ei=3pb3SbGCBIKsrwLn0qHOCA#11m

    default user iconTom – SEM espaço para minha idéias ‒ terça, 28 abril 2009, 21:21 BRT# Link |

  11. Visitante (visitante@exemplo.com.br) escreveu:Coloque no começo do blog que ele se trata de ficção, e que somente um tolo acreditaria nele.

    Pronto, pode falar de assuntos sérios sem ter que assumir a responsabilidade.

    default user iconVisitante (visitante@exemplo.com.br) ‒ terça, 28 abril 2009, 21:24 BRT # Link |

  12. Fabiana Rodrigues Arantes escreveu:Não sei se é adequado o slogan “Stoa sem espaço para minhas idéias”. Acho que deveria ficar claro que a censura veio por parte da reitoria. Como já foi deixado claro em outros momentos (como no caso daquele post em que o menino apontava para o site deduções lógicas) o Stoa me pareceu sempre uma plataforma que respeita a liberdade de expressão dos usuários (claro que dentro dos termos de uso).

    Fabiana Rodrigues ArantesFabiana Rodrigues Arantes ‒ terça, 28 abril 2009, 21:36 BRT # Link |

  13. Anônimo escreveu:Fabiana,

    que tal ‘Stoa: sem espaço para idéias contrárias aos poderosos da USP’?

    default user iconAnônimo ‒ terça, 28 abril 2009, 21:41 BRT # Link |

  14. Francisco escreveu:“stoa, um espaço para suas idéias (desde que a reitora goste delas) ”

    Francisco de AssisFrancisco ‒ terça, 28 abril 2009, 21:44 BRT # Link |

  15. Alexandre Hannud Abdo, sem espaço para suas idéias escreveu:Ni!

    Desculpa gente, mas nesses momentos temos de ser coerentes.

    A administração do Stoa nem sequer anunciou o pedido da reitoria pela remoção do Tom, e publicou um pedido de desculpas sem nem mesmo revelar que ele foi expulso.

    Sabemos a realidade por associações indiretas, algo tenebroso dentro de um espaço público dedicado à honestidade e ao conhecimento.

    Como eu citei acima, a não submissão a pressões políticas faz parte do código desta universidade, não importa se externas ou internas.

    Abraços,

    abdo

    ~~

    Alexandre Hannud AbdoAlexandre Hannud Abdo, sem espaço para suas idéias ‒ terça, 28 abril 2009, 23:15 BRT # Link |

  16. Fernanda Pinheiro escreveu:Na verdade eu perguntei ao Tom e ele disse que a conta foi removida, rs.. Recebeu uma “cartinha” e talz avisando..

    Vamos preparar nossas “caixas de correio” também?

    Fernanda PinheiroFernanda Pinheiro ‒ quarta, 29 abril 2009, 01:28 BRT # Link |

  17. Francisco escreveu:Não seria de se espantar se algo assim acontecesse conosco, acho que tudo é possível após o que aconteceu com o Everton. Talvez seja hora de reabrir uma conta no blogspot e repensar meu blog antes que o Stoa receba um filtro de palavras que se pode usar nas postagens. Ou um filtro de atitudes que podemos ter em nossos textos.

    Quem sabe o sistema não se torne (mais) fechado e (mais) seletivo quanto aos usuários?

    Francisco de AssisFrancisco ‒ quarta, 29 abril 2009, 09:22 BRT # Link |

  18. Francisco escreveu:Mais palhaçada? Agora a pagina inicial do Stoa aparece como “sistema em manutenção” e a única postagem ali é o pedido de desculpas sobre a brincadeira de primeiro de abril – quem quer apostar que vai ficar assim até  os posts sobre a expulsão do Evertom e a censura da Reitora sumirem?

    Claro, pode ser apenas manutenção de rotina mesmo, mas “how conveniant” não?

    Francisco de AssisFrancisco ‒ quarta, 29 abril 2009, 09:25 BRT # Link |

7 Respostas to “Comentários (Walrus)”

  1. Censura na USP « o boteco barroco Says:

    […] Comentários a respeito do “sobre uma falsa notícia veiculada no Stoa” (Walrus) […]

  2. Na cabeça da reitora, a USP já foi privatizada: pra ela! | Trezentos Says:

    […] Comentário a respeito do “Sobre uma falsa notícia veiculada no Stoa” (análise do Edgar, bacharel em Ciências Moleculares) […]

  3. Sobre meu afastamento do Stoa por causa de uma brincadeira de 1º de abril até a exclusão da minha conta « Blog do Tom Says:

    […] Comentário a respeito do “Sobre uma falsa notícia veiculada no Stoa”, por Walrus […]

  4. Sobre meu afastamento do Stoa por causa de uma brincadeira de 1º de abril até a exclusão da minha conta « Ars Physica Says:

    […] Comentário a respeito do “Sobre uma falsa notícia veiculada no Stoa”, por Walrus […]

  5. USP 2034: planejando o futuro sem olhar o presente? « Blog do Tom Says:

    […] presente riu nesse momento), as pessoas vão passar a usar mais essas ferramentas. Isso me lembra o que o Edgar (Walrus) disse, após meu perfil ter sido censurado no Stoa, que alguns desses problemas que estamos vendo só […]

  6. Dagoberto Says:

    Sra. Reitora, lembre-se que a senhora é Reitora e não RAINHATORA……

  7. basilio Says:

    Liberdade de expressão na USP? Estou a apenas 14 meses aqui e desde o primeiro mês, percebi que este é um lugar totalmente totalitário, onde se você não partilhar das ideias e ideais de uma minoria festiva tu esta ferrado.
    Afinal de contas, quem é você para saber alguma coisa, pensar diferente? Você, e isto eu ouvi mais de uma vez, só pode ter ideias próprias depois de se graduar e ainda assim, sempre terá alguém que vai exigir uma especialização para que você possa abrir a boca.

Deixe um comentário